Trajetória
Fábio Porchat é considerado um dos nomes mais conceituados do humor brasileiro. Formado como ator pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), trabalhou na TV Globo de 2006 a 2013 e começou a fazer humor nos palcos cariocas com shows de stand-up. Rodou pelo Brasil e pelo mundo com seu espetáculo de comédia solo “Fora do Normal” e foi sucesso de público com a peça “Meu Passado Me Condena”, ao lado de Miá Mello, sucesso também nos cinemas.
Em 2012, criou o Porta dos Fundos, um coletivo criativo que se tornou um dos maiores canais de humor do mundo. Além de sócio fundador, Porchat é roteirista e ator do canal.
De 2016 a 2018, comandou um talk show na TV Record, o “Programa do Porchat”, e em 2018 passou a integrar o time de apresentadores do “Papo de Segunda”, na GNT, onde ficou até dezembro de 2022.
No cinema, já atuou em filmes como “Vai que Dá Certo” (Maurício Farias, 2013 e 2016); “Meu Passado Me Condena – O Filme” (Julia Rezende, 2013 e 2015); “Entre Abelhas” (Ian SBF, 2014); “Contrato Vitalício” (Ian SBF, 2016) e “Mude de Vida, Pergunte-me Como” (Marcelo Antunez, 2019). Como dublador, Porchat emprestou sua voz para as personagens Olaf, na animação “Frozen – Uma Aventura Congelante”, da Disney; Chuck, em “Angry Birds – O Filme”, que estreou em maio de 2016 nos cinemas.
Em 2019, lançou no canal GNT seu programa “Que História É Essa, Porchat?”. O programa recebeu alguns importantes prêmios, dentre eles o “APCA 2019”, como melhor programa de TV. No mesmo ano, Porchat recebeu o Emmy Internacional, na categoria “Melhor Comédia”, junto com o Porta dos Fundos, pelo especial de Natal “Se Beber Não Case”. O especial foi veiculado pela Netflix.
No início de 2022, estreou a peça “Histórias do Porchat”. O pontapé inicial foi em Portugal e depois passou por Niterói – onde fez 19 sessões. Também neste ano, Porchat teve seu primeiro programa lançado na TV de Portugal. “Viagens a Portugal” é uma série em homenagem ao centenário de José Saramago. Em novembro de 2023, estreou mais um programa em terras portuguesas, chamado “Só Como e Bebo. Por Acaso, Trabalho!”, exibido pela RTP1.
Em 2023 foi a vez de São Paulo receber uma temporada longa do espetáculo “Histórias do Porchat”, de março a outubro. Além disso, a peça foi apresentada na Europa (Genebra, Paris, Madrid, Barcelona, Dublin e Portugal) e em algumas outras cidades brasileiras. Ao todo, o espetáculo acumulou a marca de 120 mil espectadores neste ano.
Fabio Porchat estará no comando de um especial de final de ano da TV Globo com roteiro escrito por ele. O programa “Agora Vai” entra no ar dia 31 de dezembro, domingo e terá participações especiais, opinião popular, esquetes e stand up, além de uma projeção divertida sobre como seria um 2024 ideal.
E por falar em 2024, o ano já começará com novas estreias. No início de fevereiro, Porchat lança o filme “Evidências”, ao lado de Sandy, em cinemas por